Enade 2019
outubro

Estudantes de universidades públicas tiveram os melhores resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O Enade é um dos processos avaliativos da educação superior brasileira. Os dados do Enade 2019 foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Quase 42 % dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação. Nessa edição do Enade, alunos de 1.225 instituições fizeram o exame. Eles foram avaliados pela formação geral e pelos conhecimentos específicos. Um total de 8.368 cursos de áreas como engenharia, arquitetura, ciências agrárias e saúde – incluindo medicina e enfermagem – e cursos tecnológicos foram avaliados. Apenas 6,3% dos cursos conseguiram nota máxima, 5. A maioria, 37,9%, ficou com nota 3.