Encontrados em diversos ambientes, como florestas, desertos, rios e até mesmo em áreas urbanas, os animais peçonhentos possuem uma reputação perigosa. Serpentes, escorpiões e aranhas podem representar um risco para os seres humanos devido à toxicidade de seu veneno — e, em Minas Gerais, esses encontros não são raros, principalmente em determinadas épocas do ano.
Com o aumento das temperaturas e o período chuvoso, cresce também a incidência desses animais em regiões habitadas, o que reforça a importância de conhecer as principais espécies, os cuidados preventivos e o que fazer em casos de acidentes.
Para falar sobre picadas, envenenamentos e os principais animais peçonhentos encontrados na nossa região, a jornalista Karina Mascarenhas do Frequência UFLA conversou com o professor do Departamento de Medicina Veterinária, da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV) da UFLA, Djeison Lutier Raymundo. Ele traz informações essenciais sobre prevenção, primeiros socorros e o papel da informação na redução de acidentes.