Novo carregamento com o IFA da vacina Oxford deve chegar sábado

Um novo carregamento de ingrediente farmacêutico ativo para a produção de vacinas da Oxford-Astrazeneca deve chegar da China neste sábado, dia 24. A quantidade será suficiente para que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos da Fiocruz produza nove milhões de doses da vacina contra a covid-19, que devem ser incorporadas ao Programa Nacional de Imunizações, a partir de meados de maio. Mas antes disso, a Fundação vai liberar uma remessa de 5 milhões para distribuição aos estados e municípios, já nesta sexta-feira, e mais 6,7 milhões na semana que vem. Bio-Manguinhos também tem IFA em estoque para produzir outras 7 milhões de doses. E para dar conta da demanda, o instituto deve aumentar sua capacidade de produção para um milhão de vacinas por dia, na próxima semana.